Melhores jogadores VIII : Isiah Thomas


Nome: Isiah Lord Thomas III
Apelido: Zeke
Nascimento: 30 de abril de 1961, em Chicago (EUA)
Altura: 1,83m
Clubes: Detroit Pistons
Número: 11
Posição: Armador
Títulos: Bicampeão da NBA (1988/89 e 1989/90) Ele é considerado um dos maiores pequenos homens da história da NBA. Com apenas 1,83 m, o armador Isiah Thomas entrou para a história do Detroit Pistons como um dos melhores jogadores que por lá passaram.

Com sua grande velocidade e técnica apurada, comandou o bicampeonato da NBA conquistado pelos Pistons em 1989 e 1990, desbancando grandes times da época, como o Boston Celtics de Larry Bird, o Los Angeles Lakers de Magic Johnson, e o Chigago Bulls de Michael Jordan.

Nascido na cidade de Chicago em 30 de abril de 1961, Thomas começou sua carreira no basquete jogando pela escola secundária de St. Joseph, da cidade de Westchester, no estado de Illinois.

Na faculdade, atuou em um dos mais tradicionais times universitários, o da Indiana University, onde ajudou o time a conquistar o título de 1981 da NCAA, vencendo a University of North Carolina na final.

Ainda em 1980, Isiah Thomas foi convocado para seleção do país para a disputa dos Jogos Olímpicos de 1980, mas acabou não participando do torneio, pois os Estados Unidos boicotaram os jogos de Moscou, em represália a invasão dos soviéticos no Afeganistão.

Segundo no Draft

Aos 20 anos, já destaque do basquete universitário, o jogador foi a segunda escolha da primeira rodada do draft de 1981 e se juntou ao Detroit Pistons, time pelo qual jogou durante toda a carreira.

Logo em sua temporada de estréia na NBA, depois de assinar um contrato de US$ 1,6 milhão por ano, Thomas já alcançou a média de 17 pontos por jogo e 42% de aproveitamento dos arremessos de quadra, além de quase 34 minutos por jogo.

Depois de tropeçar em 1987 no Boston Celtics, na final da Conferência Oeste, e no Los Angeles Lakers na grande final de 1988, Thomas conseguiu seu primeiro titulo da NBA no ano seguinte.

Ao lado de Joe Dumars, Rick Mahorn, Vinnie Johnson, Dennis Rodman, James Edwards, John Salley e Bill Laimbeer, Thomas levou o Pistons a mais uma decisão derrubando o Chigago Bulls de Jordan na final da Conferência.

Novamente o adversário da grande final era o Los Angeles Lakers. Diferentemente do ano anterior, quando os californianos foram campeões em uma dura série vencida por 4 a 3, o time de Detroit conseguiu um raro 4 a 0 em 1989.

A temporada seguinte foi a consagração para Isiah Thomas. Ele levou os Pistons ao seu segundo título da sua história, vencendo a séria final por 4 a 1 sobre o Portland Trail Blazers, e ganhando o prêmio de MVP das finais, depois de fazer 27,6 pontos de média.

Pertencente do Hall da Fama do basquete e escolhido um dos 50 maiores jogadores da história da NBA, o armador teve sua carreira encerrada em abril de 1994, aos 33 anos, depois de romper o tendão de Aquiles de um de seus pés.

Bad Boy

Isiah Thomas teve também uma carreira marcada por controvérsias. No All-Star Game de 1985, ele teria comandado um boicote contra o então novato Michael Jordan, por ele estar “chamando muito a atenção”.

A acusação nunca foi confirmada nem negada por ambos os lados. Em 1988, foi fotografado beijando Magic Johnson, após uma partida entre Lakers e Pistons. Nenhum dos dois nunca se pronunciaram sobre o assunto.

Ainda aclamado, Thomas não foi convocado para o Dream Team das Olimpíadas de 1992. Rumores dizem que Michael Jordan vetou a convocação.

Trocando as regatas por terno

Fora das quadras, Isiah Thomas começou sua carreira como cartola. Foi sócio do Toronto Raptors entre 1994 e 1998, quando se afastou do cargo, acusado de corrupção. Mas faz questão de lembrar que draftou Tracy McGrady, ainda no High School.

Em 2000, começou uma nova carreira dentro da quadra. O seu primeiro trabalho como treinador da NBA foi no Indiana Pacers, substituindo Larry Bird. Mas não conseguiu repetir o trabalho de seu antecessor, que havia levado os Pacers às finais de 2000.

Ficou no time de Indiana até 2003, ano em que caiu na primeira fase dos playoffs da Conferência Oeste, perdendo para o Boston Celtics.

Comentários